O Projeto

O Circuito Paulista de Esportes para Deficientes Visuais tem por objetivo principal desenvolver e fomentar o esporte para pessoas com deficiência visual no estado de São Paulo, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Composto por três etapas, a competição concentra as seis modalidades atendidas pela FPDC: atletismo, futebol de 5, goalball, judô, natação e xadrez. As provas ocorrem de forma simultânea, tendo como local de competição o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. O projeto atenderá a 1500 atletas de maneira direta, envolvendo indiretamente um público estimado de seis mil pessoas.

 

Objetivos Específicos 

  • Incentivar o esporte inclusivo nas cidades paulistas;
  • Motivar a prática desportiva para pessoas com deficiência visual;
  • Proporcionar ambiente de inclusão, sociabilização e confraternização entre atletas de várias modalidades esportivas;
  • Alcançar o maior número de praticantes das modalidades na cidade em que será executado o evento;
  • Motivar a mobilização da sociedade à prática de modalidades diferenciadas;

 

Metas 

  • Promover eventos de alto nível de organização, com envolvimento efetivo da população das regiões atendidas;
  • Permitir a participação direta e indireta de pessoas de todas as idades, condições físicas e sociais nos eventos;
  • Atuar na conscientização dos participantes, estimulando hábitos de vida saudáveis e a inclusão de pessoas com deficiência visual;
  • Estimular a prática das modalidades esportivas atendidas no projeto;
  • Motivar atletas usuais a serem guias de atletas com deficiência visual;

 

Patrocinadores:

Birla Carbon Logo

Birla Carbon

A Birla Carbon é um dos maiores fabricantes e fornecedores de aditivos de carbono preto de alta qualidade a nível mundial, de forma dinâmica e sustentável, é parte do grupo Aditya Birla.

birlacarbon.com 

WoodBridge logoWoodbridge Brasil

O Grupo Woodbridge é fornecedor global de peças para o mercado automotivo destinadas à produção de espumas e componentes moldados de poliuretano e polipropileno expandido.

woodbridgegroup.com.br

Grupo Bauminas

O Grupo Bauminas, 100% nacional, possui mais de 50 anos de trajetória na indústria de produtos químicos e soluções técnicas especiais para o tratamento de água e efluentes.

bauminas.com.br

Realização

FPDC

A Federação Paulista de Desportos Para Cegos é responsável por agremiar modalidades e atletas e liderar entidades paradesportivas no Estado de São Paulo buscando o constante desenvolvimento desportivo e social da pessoa com deficiência.

Lei Paulista de Incentivo ao Esporte

Dispositivo legal que possibilita às empresas do Estado de São Paulo apoiarem projetos esportivos através de patrocínio ou doação financeira proveniente de renúncia do ICMS Estadual.

Secretaria Estadual de Esportes

A grande responsável por manter a tradição desportiva e a revelação de novos talentos construídas pelo Estado de São Paulo ao longo dos anos nas diversas modalidades praticadas no País.

 

Apoio:

Confederação Brasileira de Desportos Para Def. Visuais CBDV

Confederação organizadora do esporte para deficientes visuais, responsável por várias modalidades, atua em todo o território nacional executando eventos de natureza desportiva.

Comitê Paralímpico Brasileiro CPB

Lider do movimento paralímpico brasileiro, busca a promoção e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência exercendo representação legítima do desporto.